[1804] – Transtornos do desenvolvimento da comunicação humana: avaliação, diagnóstico e condutas fonoaudiológicas

R$200,00R$350,00

Limpar
SKU: DICA - 18042024 Categoria:

Descrição

Transtornos do desenvolvimento da comunicação humana: avaliação, diagnóstico e condutas fonoaudiológicas

Setembro de 2024

ORGANIZAÇÃO: CENTRO DE ESTUDOS PAULISTA DE PSIQUIATRIA (CEPP) em parceria com o Programa Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes – DICA

O CURSO:

Curso teórico-prático presencial em que serão contextualizados aspectos da ciência e da clínica fonoaudiológica na infância e adolescência, tais como: avaliação funcional e o diagnóstico médico; atraso, transtorno, prova terapêutica ou diagnóstico em processo; os transtornos do neurodesenvolvimento/ comunicação: identificação de sinais de risco; identificação de comportamentos que caracterizam o transtorno; quando e como encaminhar; apresentação de casos clínicos para discussão sobre condutas; as abordagens multidisciplinares.

PÚBLICO-ALVO: Residentes de psiquiatria da infância e adolescência e psiquiatras da infância e adolescência.

INFORMAÇÕES:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21/09/2024 – das 8h às 13h – Aula:  Clínica Fonoaudiológica – contexto, avaliação e reabilitação. 
  • Professoras: Profa. Dra. Clara Brandão Regina de Ávila e Profa. Dra. Marina Leite Puglisi
Dia 28/09/2024 – das 8h às 13h – Aula: Transtornos da Comunicação; Transtorno Específico de Aprendizagem; Apresentação e discussão de casos clínicos
  • Professoras: Profa. Dra. Clara Brandão Regina de Ávila e Profa. Dra. Marina Leite Puglisi

TEMAS:

Tema 1: Contextualizar a clínica Fonoaudiológica

  • Abrangência:
  • Ciclos de vida;
  • Fronteiras e intersecções interdisciplinares: na Fono e com outras disciplinas
  • Origem, processo e produto no plano clínico

Tema 2: A avaliação fonoaudiológica

  • Quando e por que encaminhar
  • Sinais de risco e característicos dos transtornos
  • Audição (avaliação audiológica e do PAC)
  • Linguagem e fala
  • Motricidade orofacial
  • Desenvolvimento sensoriomotor
  • Constituição e circunstâncias
  • Equipe multidisciplinar
  • O diagnóstico em processo: estimulação/monitoramento; exames subsidiários
  • Rastreamento, diagnóstico diferencial (fonoaudiologia e equipe multidisciplinar)

Tema 3: Reabilitação

  • Quando e por que encaminhar
  • Uni e multimodal
  • Multinível
  • O necessário monitoramento

Tema 4: Transtornos da Comunicação: Transtorno da Linguagem; Transtorno da Fala; Transtorno da Fluência; Transtorno da Comunicação Social (Pragmática); Transtorno da Comunicação Não Especificado;

Tema 5: Transtorno Específico da Aprendizagem: com prejuízo na leitura; com prejuízo na expressão escrita; com prejuízo na matemática.

Tema 6: Apresentação e discussão de casos clínicos (serão apresentados a cada encontro)

RESPONSÁVEIS:

  • Profa. Dra. Clara Brandão Regina de Ávila – Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Coordena o Núcleo de Ensino, Assistência, e Pesquisa em Escrita e Leitura (NEAPEL/UNIFESP) que conjuga estruturas e conhecimentos clínico e de pesquisa relacionados ao desenvolvimento normal e aos transtornos da fala, da linguagem oral, da leitura e da escrita em crianças pré-escolares e escolares.
  • Profa. Dra. Marina Leite Puglisi – Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. É coordenadora do curso de especialização em Linguagem & Fala e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Linguagem Infantil (NEPALI), vice-coordenadora do curso de onoaudiologia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP). Tem experiência em Linguagem Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da linguagem e cognição, elaboração de testes para avaliação da linguagem, diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem e programas de intervenção precoce em linguagem.
  • Dr. Marcos V. V. Ribeiro – doutorando do Programa de Pós-graduação de Psiquiatria e Psicologia Médica / EPM / Unifesp. Coordena o ambulatório de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes (DICA/UNIFESP). Psiquiatra da Infância e Adolescência.

CONTATO:

INVESTIMENTO:

  • Residentes e supervisores da Psiquiatria Unifesp: R$200,00 – curso completo;
  • Residentes e supervisores Externos: R$350,00 – curso completo.
  • PAGAMENTO: Pix, boleto, e cartão em até 3x sem juros (parcela mínima R$100,00)
  • OBSERVAÇÃO: O comprovante como residente ou estudante deverá ser enviado por e-mail para marcosvieiraribeiro@gmail.com

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO:

  • Desistência em até 7 dias corridos da data da compra: reembolso integral.
  • Desistência em até 20 dias corridos antes da data do evento: reembolso 50% do valor pago.
  • Desistência em menos de 20 dias corridos da data evento: não será feito reembolso.
  • Caso a compra tenha sido feita através de boleto, o reembolso será feito através de depósito ou transferência na conta bancária indicada pelo cliente.
  • Nas compras feitas com cartão de crédito, o estorno da compra será feito pela operadora do cartão. Se na ocasião do cancelamento da inscrição, o valor ou alguma parcela referente ao pagamento do workshop já tiver sido paga, a operadora deverá lançar um crédito do valor na próxima fatura.

AVISOS IMPORTANTES:

  • Após clicar em comprar vá ao canto superior direito e clique em “Ver Carrinho”
  • Leia atentamente todas as instruções contidas nessa descrição
  • Em nenhuma hipótese faça o pagamento de boletos vencidos

Informação adicional

TIPO DE INSCRIÇÃO

RESIDENTES E SUPERVISORES DA PSIQUIATRIA UNIFESP, RESIDENTES E SUPERVISORES EXTERNOS